TUOV 50 anos
Em busca de um teatro popular
Bom Retiro
- São Paulo - Brasil
2016-2017
Curadoria: Alexandre Benoit
Expografia: Marina Canhadas
Design Gráfico: Ilana Tschiptschin
Desenho de luz: Camille Laurent
Pesquisa: Vivian Costa
Produção: Maria Tereza Urias, Alessandra Queiroz, Natasha Karasek e Rene Costanny
Direção geral: César Vieira
Direção de arte: Graciela Rodriguez
Montagem: ZDOIS
O projeto para a exposição TUOV 50 anos contempla a ocupação do galpão principal da sede com módulos expositivos, o percurso com cavaletes sobre a trajetória do grupo pela América Latina e outros países do mundo terminando no chalé existente também com módulos expositivos.
A estrutura de madeira com caibros de pinus 4,5x4,5cm conformam o desenho da exposição em um percurso contínuo dentro do galpão. Os painéis de placas de compensado receberam a impressão diretamente sobre a madeira. Soltos do chão, e pendurados com cabo de aço, flutuam sobre o espaço. A partir do desenho do módulo, desdobraram-se as mesas expositivas, vitrines e bancos, todos na mesma materialidade.
Ao longo do processo de desenvolvimento do projeto, a proximidade com o grupo de teatro fez com que novas demandas surgissem. Para receber as atividades do grupo e do Samba do Bule, foi solicitado o desenho de uma praça no coração do terreno. De modo a reconfigurar esse novo espaço, Alexandre Benoit e eu, demarcamos a praça, resultando em um ato poético.
texto: Marina Canhadas
fotografia: Ricardo Amado